terça-feira, 16 de março de 2010

Lição de vida...

Sexta feira passada desloquei-me às urgências do hospital Garcia de Horta com a certeza que iria ter uma boa espera para ser atendido. A natureza da minha urgência era de caracter "não urgente" e eu sabia isso. Acontece que não sou residente desta zona do país e uma vez que daquilo que padecia, padeço, já me começava a preocupar e decidi ir ver o que se passava. Entrei às 13h40m, depois de uma manhã de aulas e sem almoçar. Levei o livro O Simbolo perdido do Dan Brown. Por volta das 19h40m fui chamado! Fiz os exames que tinha a fazer e a médica deu-me o seu diagnóstico. Fiquei a saber o que queria saber, um pouco mais descansado e com uma ideia mais concreta do que se passava comigo. Saí às 00h40m.

Demorei mais tempo do que inicialmente pensava! Mas nas 11 horas que passei nas urgências levei um banho de vida!

1ª Conclusão: Não é um emprego fácil! Seja o de médica, enfermeira, auxiliar, administrativa...
As pessoas estão mal, sentem-se mal, não têm paciência, não perdoam nada, todos consideram a sua situação prioritária, todos se queixam no fundo e ninguém, mas ninguém, diz bem!

2ª Conclusão: Se as pessoas estão com esse sentimento interior porque falam tanto e tão alto? São impressionantes as conversas que se mantêm numa sala de espera de um hospital!

3ª Conclusão: O sistema de triagem de manchester deveria efectivamente ser mais rápido! Se me desloquei às urgência, apesar de ser uma situação "não urgente", preocupava-me (preocupa-me) e não tenho especial prazer em passar 11 horas numa sala de espera de um banco de urgência!

No caminho para casa fui a pensar como a principal doença da nossa nação é a falta de cultura e cívismo. Todos vivemos as nossas vidas tremendamente preocupados com os nossos umbigos, achando que a nossa situação é sempre pior que outras (dos nossos vizinhos, amigos, conhecidos...), que eles é que estão bem, têm sorte...etc. Existem profissões tremendamente complicadas, mas sem dúvida que todas terão os seus pontos a favor e contra, as suas dificuldades e regalias e as suas satisfações ou frustações.

Nessa noite tive uma certeza, trabalhar no ramo da saúde?
Não, obrigado!


Com os melhores cumprimentos...diabólicos!

2 comentários:

  1. Ora, o "qué que shuchede", é uma profissão quase tão arriscada como a nossa... com a vantagem de que podem responder mal aos doentes, que os encarregados de educação não vão lá reclamar, enxovalhar ou sovar! he he he

    ResponderEliminar
  2. 11 horas no hospital?!?!?!?!? FÓKI!!!!

    O QUE VALE É QUE FOSTE ÀS URGÊNCIAS... QUE É MAIS RÁPIDO!!!

    PODIAS ESTAR NUMA LISTA DE ESPERA PARA SERES OPERADO... EM 2055!!!

    G9

    ResponderEliminar